A Clínica Mayer oferece serviços voltados à Odontologia Estética Reabilitadora, tendo para isso diversas especialidades atuando de maneira integrada na mesma estrutura. Desde uma simples profilaxia (limpeza) até grandes cirurgias com implantes e enxertos ósseos podem ser realizadas com nossa equipe.

“As fotos contidas em nosso no site, não tem objetivo de aliciar pacientes/clientes, possuem apenas o intuito de mostrar as possibilidades de tratamento da odontologia atual, de forma instrutiva e informativa. Os resultados obtidos, nos casos expostos, são meramente ilustrativos e não passaram por nenhum tipo de tratamento de imagem e/ou alterações digitais.”

Sorriso

Implantes osseointegrados

Os implantes dentais osteointegrados, na Odontologia atual, são a realidade da verdadeira terceira dentição. A possibilidade de podermos repor um elemento dental perdido por um implante com características muito semelhantes ao dente é algo realmente surpreendente e que tem um resultado final de alta qualidade estética, porém para que este tipo de procedimento ocorra com excelência clínica é necessário um perfeito planejamento e uma execução profissional muito acurada juntamente com materiais e equipamentos de última geração. Leia mais

A opção de reposição dentária como se fosse seu próprio dente

O implante dentário é uma raiz artificial feita de titânio, que o dentista instala cirurgicamente no osso da maxila ou mandíbula, para servir de base para uma prótese fixa, que esteticamente e funcionalmente se parecem com os dentes naturais.

O tratamento com implantes dentários é a solução ideal para pessoas saudáveis que precisam da reposição de dentes perdidos devido à doença periodontal, cárie, trauma ou outro motivo qualquer.

Com a alta tecnologia aplicada atualmente nos implantes dentários, eles se tornaram a opção mais conservadora, pois não é mais necessário o desgaste de dentes vizinhos, como no caso de instalação de uma ponte fixa ou removível.

Os implantes dentários têm uma aparência e uma sensação tão natural que você raramente vai se lembrar que um dia perdeu um dente. Todos sabemos que os dentes bem cuidados, que funcionam bem e tem uma estética agradável nos dão confiança para a vida, em todos os seus aspectos, pessoais, sociais e profissionais. Muitas pessoas escondem o sorriso por vergonha de ter dentes faltando ou evitam ir a lugares públicos, como restaurantes, pois suas próteses se soltam ou acumulam alimentos. Alguns não conseguem se alimentar corretamente, pois sua mastigação está muito prejudicada. Outros ainda podem ter muita dificuldade de relacionamento social ou amoroso por falta de confiança em sorrir e falar de perto com outras pessoas.

Se você perdeu um ou mais dentes, e gostaria de mastigar e sorrir com confiança, talvez a solução dos implantes dentários seja a melhor alternativa para o seu caso, pois eles podem devolver a função mastigatória de maneira muito próxima à dos dentes naturais, com uma estética, na maioria dos casos, muito próxima aos seus dentes naturais. Os implantes dentários, sob certas condições, podem durar por uma vida toda. Para isto ocorrer, os implantes devem ser instalados por dentistas altamente qualificados, depois devem ser mantidos pelo paciente com uma higiene bucal eficiente e com visitas regulares ao dentista, para que os implantes dentários sejam mantidos sem placa bacteriana e sem o tártaro, que também podem afetar os implantes.

Estudos recentes mostram que os resultados obtidos com a utilização de implantes dentários podem ser mantidos por muitos anos, se bem realizados e cuidados pelo paciente e pelo dentista, em visitas periódicas.

O que os implantes dentários podem me proporcionar?

  • Substituir um ou mais dentes perdidos, sem a necessidade de desgastar dentes vizinhos.
  • Suportar uma ponte fixa e eliminar a necessidade de próteses removíveis ou dentaduras.
  • Em alguns casos, pode ajudar a fixar melhor as dentaduras, tornando-as mais seguras e confortáveis.

Vantagens dos implantes dentários

Atualmente, para pacientes saudáveis, e sob qualquer ponto de vista analisado, os implantes dentários são sempre a melhor alternativa para solucionar o problema de dentes perdidos.

  • Estética – Os implantes dentários tem uma aparência e a sensação de serem os seus próprios dentes, pois eles se integram diretamente às estruturas do seu próprio osso. Sendo assim, os implantes dentários ainda previnem a perda do osso (reabsorção), o que sempre acontece com o uso de pontes fixas e removíveis convencionais.
  • Conservação dos dentes – Os implantes dentários servem como base de fixação para o futuro dente. Como os implantes dentários se fixam rigidamente no interior do osso, não são necessários os desgastes dos dentes vizinhos para a adaptação de próteses fixas convencionais. Isto significa que os seus dentes naturais serão preservados, o que talvez seja um dos maiores benefícios dos implantes dentários.
  • Confiança – Os implantes dentários permitirão que você possa sorrir, mastigar, falar com muito mais conforto e confiança. Você não precisará mais de pontes removíveis, ou utilizar aquelas pastas ou colas para fixar dentaduras.
  • Qualidade – Os implantes dentários de fornecedores consagrados tem a sua qualidade atestada por centenas de estudos realizados no mundo todo. Os índices de sucesso dos implantes nestes estudos variam entre 96% e 99%, tornando os implantes dentários uma excelente opção de tratamento.

Eu posso receber implantes dentários?

Para receber um implante dentário, o paciente deve estar com boa saúde geral e também com boa saúde bucal. O paciente deve ter gengivas saudáveis com dentes livres de placa e livres de doença periodontal (periodontite).

Como é o tratamento com implantes dentários?

Para se obter os melhores resultados, o tratamento com implantes dentários deve ser encarado como um trabalho em equipe entre o paciente, o implantodontista, o protesista e o laboratório de prótese. Todos decidirão onde, como e quando o implante dentário será realizado. O plano de tratamento será realizado sob medida para as suas necessidades, dependendo de suas condições atuais, do tipo de implante dentário e da prótese a ser realizada para o seu caso.

Resumidamente, existem algumas situações em que o implante dentário pode ser uma ótima solução para o seu caso:

  • Substituição de um dente: se você perdeu apenas um dente, um implante dentário e uma coroa sobre o implante irão substituir o dente perdido de maneira quase imperceptível.
  • Substituição de mais de um dente: se você perdeu mais de um dente, uma prótese fixa sobre implantes dentários irá substituir os dentes perdidos.
  • Substituição de todos os dentes: se você perdeu todos os dentes de uma arcada, um mínimo de cinco implantes dentários são recomendados para suportar uma prótese fixa total, que irão substituir todos os dentes perdidos.

A condição básica para que os implantes dentários sejam corretamente instalados é a presença de osso suficiente para a sua fixação. Se o osso presente não for suficiente para a instalação dos implantes em suas posições corretas, torna-se necessário a realização de um procedimento de aumento do volume ósseo.

Basicamente existem dois tipos de procedimentos para o aumento ósseo:

  • Elevação do assoalho do seio maxilar: normalmente a maxila, em suas regiões mais posteriores, pode apresentar osso insuficiente para a instalação de um implante dentário, devido à proximidade com o seio maxilar. Quando isto acontece, um pequeno enxerto ósseo na região do seio maxilar, para que ocorra a formação de um maior volume de osso, pode corrigir este problema.
  • Aumento do rebordo ósseo: quando um dente é extraído, depois de algum tempo o osso que servia de fixação ao dente pode desaparecer, devido a um processo fisiológico natural de reabsorção, causando um defeito ósseo que impossibilita a instalação de um implante em sua posição correta. Quando isto acontece, pode ser realizada uma pequena cirurgia em que uma quantidade de osso ou substituto ósseo é utilizada para preencher e reconstruir este defeito. Já foi demonstrado que este procedimento, além de reconstruir o osso necessário para a instalação de implantes dentários, ajudam muito na obtenção de ótimos resultados estéticos.

E depois do tratamento?

Como você sabe, os seus dentes naturais necessitam de muito cuidado para se manterem saudáveis durante a sua vida. Os implantes dentários são como o seu dente, portanto, precisam do mesmo tipo de cuidados. Para manter os seus implantes limpos, livre de placa bacteriana, a escovação e o uso do fio dental deverão ser feitos da mesma maneira.

Depois do tratamento, o seu implantodontista irá trabalhar junto com você para desenvolver o melhor plano de manutenção e controle para os seus dentes e seus novos implantes. Visitas periódicas serão agendadas para que seja feito um monitoramento dos seus dentes, gengivas e implantes dentários.

Caso 1


Caso 2

Implante
Implante
Implante

Caso 3

Implante
Implante
Implante
Implante

Caso 4

ImplanteImplanteImplante

Implantes Dentários com Carga Imediata

Os implantes dentários com carga imediata são tratamentos ultra-modernos que permitem aos pacientes colocar o implante e os dentes provisórios após a cirurgia e já no mesmo dia sair do consultório com um sorriso totalmente novo! Mas isso depende de alguns fatores a serem analisados pelo dentista e varia de pessoa para pessoa. Leia mais

A técnica de implantes dentários com carga imediata foi criada há alguns anos para a restauração imediata de pacientes totalmente desdentados, portadores de dentaduras. Nesta técnica, após a instalação de, no mínimo, 4 a 6 implantes, é instalada uma prótese fixa provisória ou permanente. Esta prótese tem função mastigatória. Por isso foi criada a expressão implantes dentários com carga imediata.

O princípio básico desta técnica é que os implantes são todos rigidamente unidos pela prótese, portanto vão permanecer imobilizados durante a fase de cicatrização do osso ao redor dos implantes.

Qualquer implante deve ficar imóvel durante a fase de cicatrização, para que ocorra a cicatrização do osso diretamente sobre o implante. Antigamente, os implantes ficavam sem receber nenhuma carga de mastigação e ficavam imóveis por que não recebiam próteses.

Estudos mais recentes mostraram que mesmo os implantes unitários com uma prótese fixa provisória podem ter sucesso, desde que eles fiquem livres de forças mastigatórias. Para isto, é fabricada uma coroa provisória que não toca o dente antagonista durante a mastigação. Mesmo sem receber função, ou “carga” mastigatória, esta técnica também foi chamada de “implantes dentários com carga imediata”.

Portanto, como vemos, são duas técnicas totalmente distintas, que recebem popularmente o mesmo nome, apesar de terem conceitos totalmente diferentes.

Por outro lado, as duas técnicas tem algumas características em comum. Em ambos os casos o paciente deve estar clinicamente saudável e não deve ter infecções bucais presentes. O implante deve sempre estar firmemente instalado em um osso de boa qualidade e boa quantidade para poder receber qualquer tipo de prótese imediata.

Caso 1

Implante
Implante

Caso 2

Implante
Implante

Caso 3

Implante
Implante
Implante

Facetas laminadas em porcelana (lâminas cerâmicas)

As facetas laminadas em porcelana são uma alternativa de alta qualidade para mudanças de sorriso de pacientes que exigem estética aliada a durabilidade, função e resistência. São consideradas como o “Estado da Arte” para correções de forma e cor e também para fechamentos de espaços entre dentes. A verdadeira “plástica dental”.

Caso 1

Facetas laminadas em porcelana
Facetas laminadas em porcelana

Caso 2

Facetas laminadas em porcelana
Facetas laminadas em porcelana

Facetas diretas em resina composta

As facetas diretas em resina são uma alternativa para recobrimento dental e mudança de sorriso, a grande vantagem é o pequeno desgaste do elemento dental, tempo de procedimento reduzido e qualidade estética, porém as facetas em resina necessitam ser muito bem indicadas, pois o material possui limitações para determinados casos.

Caso 1

Facetas diretas em resina composta - Antes
Facetas diretas em resina composta - Antes
Facetas diretas em resina composta - Depois
Facetas diretas em resina composta - Depois

Mudança do sorriso

Mudança de sorriso normalmente significa mudança de vida para o paciente que se submete a este tipo de tratamento. Diversas são as formas e técnicas para poder realizar a mudança de um sorriso comprometido e incorreto, normalmente as especialidades da Odontologia Estética (Dentística, Prótese e Periodontia) atuam de forma integrada para realizar a mudança e trazer de novo o movimento singular mais bonito que o ser humano pode fazer… “SORRIR”. Este tratamento também é possível com ortodontia.

Caso 1

Mudança do sorriso
Mudança do sorriso
Mudança do sorriso

Caso 2

Mudança do sorriso
Mudança do sorriso

Caso 3

Mudança do sorriso
Mudança do sorriso
Mudança do sorriso

Restaurações invisíveis

Com materiais e técnicas apuradíssimas conseguimos com muita arte e conhecimento técnico devolver toda a naturalidade e a beleza dos dentes naturais, aliando o conhecimento da Odontologia restauradora e Odontologia adesiva juntamente com o dom da escultura dental.

Caso 1

Restaurações invisíveis
Restaurações invisíveis
Restaurações invisíveis

Caso 2

Restaurações invisíveis
Restaurações invisíveis

Caso 3

Restaurações invisíveis
Restaurações invisíveis

Fechamento de diastemas

Espaços entre os dentes, tecnicamente chamados de “diastemas”, podem ser resolvidos de forma bastante simples por um profissional realmente habilitado ao trabalho da estética dental, várias são as saídas, a mais comum é o trabalho com resinas compostas, outra forma é o fechamento dos espaços com laminados em porcelana. Este tratamento também é possível com ortodontia.

Caso 1

Fechamento de diastemas - Antes
Fechamento de diastemas - Antes
Fechamento de diastemas - Depois
Fechamento de diastemas - Depois

Caso 2

Fechamento de diastemas
Fechamento de diastemas
Fechamento de diastemas

Próteses em porcelana sem utilização de metal

Refazer um dente perdido por uma fratura ou por qualquer outro motivo torna-se uma tarefa demasiadamente árdua para o profissional, porque fazer uma cópia perfeita dos dentes adjacentes é uma verdadeira arte. Com as cerâmicas dentais modernas, tanto o dentista quanto o técnico em prótese dental conseguem resultados surpreendentes, porém, para que isso aconteça é necessário um preparo técnico e um grande conhecimento do profissional em Odontologia Estética.

Caso 1

Próteses em porcelana sem utilização de metal
Próteses em porcelana sem utilização de metal
Próteses em porcelana sem utilização de metal

Clareamento dental

A procura pelos dentes mais brancos traz diversos pacientes ao consultório, porém o ideal é fazer esse tratamento com o embasamento científico e correto que só o profissional que segue os protocolos da Odontologia Estética pode realmente oferecer. O clareamento depende tanto do profissional quanto do material usado, diversas técnicas são propostas, e os resultados variam de acordo com a necessidade e a técnica utilizada em cada caso.

Caso 1

Clareamento
Clareamento
Clareamento

Caso 2

Clareamento
Clareamento

Cirurgia estética gengival

Não somente os dentes devem estar perfeitos no sorriso, mas também a gengiva deve estar em nível correto com o lábio e em perfeita harmonia com os elementos dentais. Em muitos casos a Odontologia Estética auxilia na resolução do posicionamento e nas diferenças do comprimento dental e gengival com cirurgias corretivas da “Estética Gengival”.

Caso 1

Cirurgia estética gengival
Cirurgia estética gengival

Ortodontia

A maior parte dos problemas ortodônticos é herdada dos pais. Exemplos destes problemas são dentes apinhados, dentes com espaços abertos, dentes projetados para frente, dentes extras, dentes faltando ou ainda problemas de crescimento das arcadas. Outros problemas podem ser adquiridos ou desenvolvidos por hábitos como a sucção de dedos, doenças dentais como periodontite, acidentes, perdas dentárias, e inúmeras outras.

Aparelhos removíveis

Indicado principalmente para tratamentos preventivos ou interceptativos, ou seja, para crianças nas fases de dentição decídua e mista (dentes de leite e fase de trocas dentárias

Aparelhos fixos convencionais – metálicos

É o aparelho tradicional, excelente relação custo-benefício, proporcionando excelentes resultados. Pode ser utilizado com elásticos discretos ou coloridos.

Veja a baixo a resolução de alguns problemas ortodônticos:

Apinhamento

Antes
Depois

Diastema

Antes
Depois

Mordida Aberta

Antes
Depois

Mordida Cruzada

Antes
Depois

Invisalign

Aparelhos removíveis estéticos – INVISALIGN®

InvisalignInvisalign

O sistema de tratamento ortodôntico Invisalign® é o aparelho ortodôntico mais discreto que existe. O ortodontista encaminha o prontuário do paciente e o molde da boca para a empresa Align Technology, nos Estados Unidos. Lá, o tratamento é planejado inteiramente em um computador. As informações são lidas por um computador com tecnologia 3D, capaz de prever como os dentes irão se movimentar a cada duas semanas. O ortodontista avalia e aprova este tratamento virtual. Então, os dados são enviados para uma central que produz uma série de placas transparentes que são praticamente invisíveis na boca do paciente. Quando usadas em seqüência, as placas vão promovendo a movimentação dos dentes para as suas posições corretas.

Ortoimplantes

Bráquetes estéticos porcelana /safira

É o mais moderno recurso de ancoragem (apoio) usado na ortodontia que, quando indicado, proporciona melhores resultados e reduz o tempo de tratamento. Não depende da colaboração do paciente e é extremamente discreto, não prejudicando a estética.

Leia mais

A ortodontia está em constante avanço. Atualmente, tem se buscado técnicas e dispositivos que proporcionem uma melhor estética bem como reduzam o tempo de tratamento.

Para que ocorra o movimento dentário é necessária a aplicação de diversas forças. No intuito de controlar movimentos indesejáveis, o ortodontista utiliza o princípio da ancoragem ortodôntica, isto é, um grupo maior de dentes serve como apoio para movimentar um dente ou um menor grupo de dentes. Este tipo de ancoragem utilizando “grupos de dentes” muitas vezes dificulta ou limita o tratamento ortodôntico. Até alguns anos atrás, além dos aparelhos extra-bucais (conhecidos como freio, entre outros…), não existiam muitas alternativas de ancoragem. No entanto, estes aparelhos utilizados por fora da boca são cada vez menos aceitos pelos pacientes.

Os orto implantes, também chamados de mini-implantes, apareceram como uma excelente alternativa de ancoragem, principalmente para determinados movimentos dentários mais difíceis e mais demorados de se executar até então.

Não prejudicam a estética e auto-estima do paciente e facilitam a mecânica da movimentação dos dentes, reduzindo o tempo de tratamento.

Estes pequenos dispositivos, feitos de titânio, são rosqueados sem qualquer incômodo na maxila ou mandíbula do paciente e podem ser utilizados como apoio, promovendo forças contínuas com maior eficiência sem necessitar da cooperação do paciente no uso de elásticos e/ou do aparelho extra-bucal.

Por serem temporários, não se integram aos ossos, como é o caso dos implantes dentários, e podem ser substituídos ou removidos a qualquer momento sem nenhum desconforto.

O mini-implante não substitui o uso do aparelho extra-bucal (freio) em pacientes que estão em fase de crescimento e possuem discrepância esquelética com necessidade de harmonização entre maxila e mandíbula.

Endodontia (Tratamento de Canal)

O tratamento endodôntico, mais conhecido como tratamento de canal trata-se da remoção da polpa – tratamento químico e mecânico da parte interna do dente e preenchimento deste espaço por um material obturador. Leia mais

Por que se indica?

Por vários motivos como:
– Dor espontânea e latejante, quando o uso de analgésicos já não resolve.
– Cárie muito profunda.
– Dente que receberá coroa / prótese, entre outros.

O tratamento é dolorido?

Não. A anestesia impede que o paciente sinta dor. Em alguns casos pode haver pequena sensibilidade até 72 horas após o tratamento, que é resolvida pela ingestão de analgésicos.

Quando é necessário retratar o canal?

Quando há imperfeição do tratamento existente o que pode provocar lesões ou abcessos na região da ponta da raiz (detectados em radiografias)

O dente morre após o tratamento?

Não, apenas não tem mais sensibilidade interna, portanto se apresentar cárie não haverá dor, o que é um aviso de “algo errado”. Os tecidos de suporte continuam vivos e sensíveis à pressão. Apenas com pressão intensa haverá dor.

O dente escurece após o tratamento?

Não. O escurecimento exagerado ocorre quando o dente sofreu uma hemorragia ou mortificação antes do tratamento.

O que ocorre se o canal não for tratado?

Poderá ocorrer dor intensa, inflamação, inchaço, e ainda a perda do dente.

TENHO MUITO MEDO DE TRATAR O CANAL, O QUE FAÇO?

Pode-se utilizar sedação por óxido nitroso que ajuda a combater a ansiedade no decorrer do tratamento além de ser analgésica, diminuindo qualquer dor que se possa sentir durante o tratamento.

Endodontia
Endodontia

DAY CLINIC

Tudo que VOCÊ precisa em um só lugar!

O Day Clinic é um serviço de atendimento multidisciplinar e especializado que une qualidade, comodidade e agilidade na realização de seu tratamento em apenas um dia.

Ideal para quem não dispõe de tempo para um tratamento convencional ou para quem sofre de ansiedade ou fobia a tratamentos odontológicos e preferem realizar o tratamento em sessão única, evitando interrupções.

Cada caso é estudado individualmente por profissionais especializados que trabalharão integrados para atendê-lo nas diversas especialidades, concentrados nas suas necessidades. O tratamento pode ser realizado durante a semana, de acordo com sua disponibilidade.

Estamos equipados com a melhor tecnologia: brocas especiais que minimizam a dor e o desconforto, motores com menos ruído, laser para clareamento e alívio de dores crônicas, ultra-som, e muito mais.

A procura pelos dentes mais brancos traz diversos pacientes ao consultório, porém o ideal é fazer esse tratamento com o embasamento científico e correto que só o profissional que segue os protocolos da Odontologia Estética pode realmente oferecer. O clareamento depende tanto do profissional quanto do material usado, diversas técnicas são propostas, e os resultados variam de acordo com a necessidade e a técnica utilizada em cada caso.

Manutenção e limpeza

Os trabalhos de odontologia estética e da odontologia convencional necessitam da manutenção preventiva para atingirem uma duração considerável. Com o passar do tempo os dentes vão adquirindo pigmentos e colorações que necessitam de uma intervenção profissional. Leia mais

Visitas Periódicas

A prevenção na odontologia é muito comum em pacientes de odontopediatria, porém uma abordagem preventiva é também importante por toda a vida.

É certo que em crianças a evolução das cáries se dá de forma mais rápida, por isso a preocupação e o controle, no mínimo semestral, durante a infância.

Em casos onde o dentista identifica uma maior propensão ao aparecimento de cáries, poderá até indicar a redução do período de retorno do paciente ao consultório.

Na fase adulta, o controle semestral é o ideal, porém o espaço entre as visitas pode ser diminuído caso o dentista identifique uma alta incidência de cáries, de tártaro ou um aumento da susceptibilidade à doença periodontal.

A ausência do paciente em consultório por períodos prolongados pode acarretar o desenvolvimento de problemas que poderiam ser prevenidos ou interceptados em uma fase inicial, com menor perda de estrutura dental, óssea ou periodontal.

Uma cárie que se formou em seis meses na estrutura superficial do dente pode ser facilmente restaurada em uma sessão, já a mesma cárie deixada sem tratamento, pode se propagar pela estrutura interna do dente atingindo a polpa que é o nervo do dente. Nesta situação, a cárie causa uma inflamação do nervo levando a um quadro de pulpite que gera a dor de dente.

Quando isto ocorre, é necessário o tratamento de canal e uma restauração maior, já que o dente perdeu bastante estrutura, muitas vezes é necessária uma prótese, onlay ou até uma coroa com pino para reconstruir o dente.
Seguindo com a filosofia da prevenção, uma cárie que inicialmente poderia ser removida e restaurada com resina, pode evoluir e no futuro precisar de um tratamento muito mais complexo, que é feito em múltiplas sessões.
Existem pacientes que não tem muita tendência a desenvolver cáries e se sentem desobrigados do controle periódico, porém existem outros problemas bucais que podem se manifestar de forma silenciosa e que também devem ser evitados.

A formação de tártaro causa uma inflamação gengival que é indolor quando em sua forma crônica, porém pode levar a perda de estrutura óssea e retrações gengivais que são irreversíveis.
É muito comum pacientes que nunca tiveram cáries ou tem um baixo índice de cáries desenvolverem a doença periodontal na fase adulta.

Além da perda de estrutura dental e periodontal irreversíveis, o tempo de tratamento pode aumentar consideravelmente, assim como o custo do tratamento se eleva devido ao maior número e complexidade de procedimentos necessários para restabelecer a saúde e a função do elemento dental.

Sabedores da importância e das vantagens da consulta periódica e de um tratamento preventivo, nossos pacientes tem a comodidade de um sistema de retorno programado no qual o paciente é avisado quando está na hora de retornar ao consultório.

Endodontia
Endodontia

Bráquetes auto-ligáveis

Bráquetes auto-ligáveis

São os bráquetes mais modernos e com mais avançada tecnologia existente atualmente. Este sistema dispensa o uso de borrachinhas para prender o arco no bráquete, pois apresenta um encaixe próprio, uma espécie de tampa, que fixa o arco. O grande diferencial destes bráquetes é justamente não utilizar as borrachinhas, pois são elas as responsáveis por gerar atrito entre o bráquete e o fio, dificultando a movimentação dentária.

A diminuição do atrito entre o fio ortodôntico e o bráquete torna possível a utilização de forças mais leves, (portanto menos prejudiciais), permite maior rapidez na movimentação dentária, reduzindo o tempo total de tratamento.

Podem ser metálicos ou transparentes.

Bráquetes estéticos porcelana /safira

Bráquetes estéticos porcelana /safira

O material utilizado nestes aparelhos é translúcido, que combina extremamente bem com todos os tons do esmalte do dente tornando-os muito menos óbvios que os bráquetes metálicos. Como a cor da porcelana é muito semelhante à cor do dente, este aparelho é muito difícil de ser notado à distância. Permitirá que você se sinta muito mais à vontade quando sorrir…

Os bráquetes de safira apresentam uma transparência ainda maior quando comparados aos bráquetes de porcelana.

Ortodontia Lingual – IncognitoTM

Ortodontia Lingual

É a técnica ortodôntica em que o aparelho fixo é colado na face interna dos dentes. O aparelho lingual funciona de maneira similar ao aparelho convencional que é colado no lado externo dos dentes.

Esta técnica é indicada principalmente para adultos e jovens que precisam corrigir o posicionamento dentário mas não podem ou não querem usar aparelhos ortodônticos colados pela face externa dos dentes.

  • Vantagens:

Dentre as vantagens de se ter o aparelho ortodôntico colado internamente, a principal delas é a estética. Os bráquetes são colados atrás dos dentes, portanto ficam praticamente invisíveis e ninguém percebe que você faz tratamento ortodôntico. Deste modo, o aparelho ortodôntico lingual não comprometerá seu sorriso.

Outra vantagem é o fato de não projetar os lábios para frente, evitando alterações no perfil da face, ao contrário do que faz o fixo convencional.

Em relação ao acúmulo de resíduos durante as refeições, isto ocorre tanto com o aparelho fixo convencional quanto com este sistema. No entanto , no aparelho lingual eles não aparecem, fazendo com que o paciente se sinta mais seguro para conversar durante um almoço de negócios ou um evento social.

O mais moderno aparelho lingual é o IncognitoTM (3M Unitek). Confeccionado com tecnologia de última geração, os brackets feitos em liga de ouro são 100% customizados, adaptando-se perfeitamente ao formato dos dentes de cada paciente. Os bráquetes e fios são projetados por um moderno software e confeccionados especialmente para as necessidades de cada paciente, por isso adaptam-se perfeitamente aos dentes e garantem uma precisão altíssima na movimentação dentária.

O perfil dos brackets IncognitoTM chega a ser 70% menor do que os brackets linguais convencionais e apresentam uma excelente adaptação, reduzindo a interferência na fala e a irritação da língua, comum nos tratamentos linguais.

O ortodontista faz um molde dos dentes do paciente e envia para a 3M na Alemanha. Baseado neste molde é criado um set up, que é um modelo com a projeção do resultado final do tratamento. Esse modelo é enviado ao ortodontista para que ele avalie e aprove se o resultado final está de acordo com as necessidades estéticas e funcionais do paciente. Após ser aprovado pelo ortodontista, os brackets IncognitoTM são fabricados de forma personalisada. Este processo demora de 4 a 6 semanas.

Os comentários estão encerrados.